Welcome,
Guest
. Please
login
or
register
.
May 23, 2012, 20:50:56 PM
Home
Forum
Help
Search
Calendar
Login
Register
Fotão
>
Forum
>
Onda
>
Geral
>
Algo preocupante (desabafo)
Pages: [
1
]
2
3
Go Down
« previous
next »
Print
Author
Topic: Algo preocupante (desabafo) (Read 1716 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
Elfo
Engenharia Física
O Prof. Bitáites
Algo preocupante (desabafo)
«
on:
August 08, 2008, 00:56:44 AM »
Estive agora a falar com um dos nossos amigos do Física@UC e não aguento mais sem exprimir o meu desagrado/tristeza e, acima de tudo, preocupação no que toca à mentalidade da juventude que aí vem.
Parece que, mais do que nunca, os nossos (futuros) colegas mais novos estão preocupados com a sua média! Podera!, afinal é essa a "moeda" que eles vão usar para "comprar" um curso. No entanto, o que me preocupa é que estes andam cada vez mais preocupados em mostrar a sua "riqueza" e, pior que tudo, querem "comprar"
sempre
o automóvel topo-de-gama, não querendo sequer saber quais as prestações do "veículo"..
Bem, para aqueles que não estão a acompanhar a alegoria eu exponho por palavras directas: as médias finais tornaram-se parte integrante de qualquer apresentação desta juventude (veja-se o caso dos nossos caloiros aqui no Fotão. Não é uma crítica, é um exemplo fácil) e muitos parecem ter perdido a noção do propósito de se ter uma média alta: entrar no curso
que querem
. Eu já nem vou aqui abordar o caso gritante dos colegas que se sentem pressionados a entrar em Medicina por terem cometido o pecado de ter uma média acima de 18, no entanto há algo pior que me assusta; em conversa com o dito colega mais novo fiquei a saber que o critério de selecção mais comum nas cabecinhas desta juventude é o seguinte:
candidato-me ao curso cuja média do último ano seja mais próxima da minha
. Ou seja, se "sacar" um 16 no fim do 12º candidato-me a Bioquímica, Eng. Biomédica, ou algo que tenha média de entrada nestes termos, mesmo que não saiba p'ra que serve o curso. Afinal, se tem média mais alta é porque é melhor. Este nosso colega estava espantado por eu ter entrado em Eng. Física com uma média de 16 quando eu tinha tantos outros cursos à minha "disposição"!
O que mais me custou saber é que ele
sabe
que este raciocínio não faz sentido (ele próprio o disse),
sabe
que faz mais sentido candidatar-se ao que gosta (foi esta a minha sugestão pioneira
), mas não se sente mal por pensar assim e não interessa pensar de maneira diferente, até "porque toda a gente pensa assim".
É que nem sei o que dizer mais...
Elfo
http://odeioblogs.wordpress.com
jnmamed
Engenharia Física
The Special One
Re: Algo preocupante (desabafo)
«
Reply #1 on:
August 08, 2008, 01:50:04 AM »
Infelizmente esse tipo de mentalidade está presente em grande parte dos alunos, e até mm entre as pessoas mais velhas...até porque é mais um dakeles "pensamentos" implantados nos jovens desde tenra idade...
Demonstra mais uma vez que o nosso "povo" vive das aparências...o que como dizes para além de triste é preocupante...
É verdade que hj em dia nem sempre podemos escolher o cursos que gostamos, já que muitas vezes nessas áreas as oportunidades de trabalho são muito escassas, (eu próprio gostaria de ter seguido arqueologia) mas nao nos devemos "vender" dessa forma e vivermos o resto da vida atrás de uma aparência...esta fase de entrada na universidade é mt importante, acho que todos se devem mentalizar que vai decidir o modo como se passa o resto da vida...daí eu usar o termo "vender"...
Essa parte do
"saber que está errado, mas cmo toda a gente pensa assim..."
recuso-me a comentar porque acho que é ridiculo...mas pronto...é a minha opiniao...nao quero faxer juizos de valor acerca dos outros...
ElComandante
Metallica Fan
Engenharia Física
O Indivíduo
«
Reply #2 on:
August 08, 2008, 02:28:18 AM »
Sinto que isto me diz directamente respeito.
Sendo uma critica ou não, fui dado como exemplo, e daí achar que me deva explicar, se bem que não o necessite.
Como devem ter reparado, inscrevi-me neste fórum e nem se quer sou aluno (ainda) do curso. Sei também que um dos objectivos deste mesmo projecto é esse mesmo, dar a conhecer os cursos. No entanto, registei-me e apresentei-me como "Futuro Caloiro".
Na altura pensei que isto poderia ser visto como algo pretensioso da minha parte, pois afirmar-me como futuro caloiro de um curso X e as candidaturas não estarem sequer fechadas...
Sendo assim, meti a média para reforçar a ideia de porque o fiz.
E felizmente encontro-me no grupo de pessoas que vai para O que quer, e para ONDE quer.
"Trabalhei" durante o secundário durante esse propósito e não seria agora que mudaria de ideias.
Posto isto, e se me é permitido abordar o assunto do tópico doutro prisma...
A mim faz-me muito mais confusão aquelas pessoas que escolhem o curso em função da Uni e não em função daquilo que querem. Na minha turma tive dois casos bem concretos: Um que queria FEUP a todo o custo (e à conta disso vi-o a candidatar-se a cenas do género Eng. Ambiente, que sei que ele sabe que não tem NADA a ver como ele), e um outro ao IST. Há ainda um terceiro, que ao perguntar-lhe para que curso ele ia e para onde, disse-me o curso e depois IST. Continuando a conversa, ficou surpreendido por lhe ter dito que vinha para a FCTUC (não que interesse, mas ele tem média consideravelmente mais baixa do que eu). Mais adiantou que ele também preferia a FCTUC, mas sempre tinha ouvido que o IST é que era o melhor para as engenharias e tudo o mais.
Se isto não está ao nível de escolher os cursos porque se tem média "a mais" e por isso obrigação moral de ir para um curso com notas altas, pouco faltará.
Cumprimentos,
Luís Miguel
Sounds Against The Wall
Elfo
Engenharia Física
O Prof. Bitáites
«
Reply #3 on:
August 08, 2008, 12:15:55 PM »
Quote from: ElComandante on August 08, 2008, 02:28:18 AM
Sinto que isto me diz directamente respeito.
Sendo uma critica ou não, fui dado como exemplo, e daí achar que me deva explicar, se bem que não o necessite.
Como devem ter reparado, inscrevi-me neste fórum e nem se quer sou aluno (ainda) do curso. Sei também que um dos objectivos deste mesmo projecto é esse mesmo, dar a conhecer os cursos. No entanto, registei-me e apresentei-me como "Futuro Caloiro".
Na altura pensei que isto poderia ser visto como algo pretensioso da minha parte, pois afirmar-me como futuro caloiro de um curso X e as candidaturas não estarem sequer fechadas...
Sendo assim, meti a média para reforçar a ideia de porque o fiz.
E felizmente encontro-me no grupo de pessoas que vai para O que quer, e para ONDE quer.
"Trabalhei" durante o secundário durante esse propósito e não seria agora que mudaria de ideias.
Posto isto, e se me é permitido abordar o assunto do tópico doutro prisma...
A mim faz-me muito mais confusão aquelas pessoas que escolhem o curso em função da Uni e não em função daquilo que querem. Na minha turma tive dois casos bem concretos: Um que queria FEUP a todo o custo (e à conta disso vi-o a candidatar-se a cenas do género Eng. Ambiente, que sei que ele sabe que não tem NADA a ver como ele), e um outro ao IST. Há ainda um terceiro, que ao perguntar-lhe para que curso ele ia e para onde, disse-me o curso e depois IST. Continuando a conversa, ficou surpreendido por lhe ter dito que vinha para a FCTUC (não que interesse, mas ele tem média consideravelmente mais baixa do que eu). Mais adiantou que ele também preferia a FCTUC, mas sempre tinha ouvido que o IST é que era o melhor para as engenharias e tudo o mais.
Se isto não está ao nível de escolher os cursos porque se tem média "a mais" e por isso obrigação moral de ir para um curso com notas altas, pouco faltará.
Cumprimentos,
Luís Miguel
O teu caso, aliás, o caso de todos os nossos futuros caloiros já registados no Fotão,
não são
exemplos de pessoas que escolheram o curso em função da média. Usei-vos como exemplo apenas no que toca às vossas apresentações, já que todos vocês nos deram a conhecer o vosso desempenho no secundário, juntamente com o vosso nome, idade, etc... E, tal como disse, não era uma acusação
Nem tão-pouco pretendo inferir que é algo que tenham feito por presunção! Simplesmente disse que o fizeram, fruto da vossa forma de ser e de pensar e, tal como disseste, também para reforçar a ideia de futuro caloiro. Aliás, aprovo isso.
O que tentei dizer é que na generalidade vocês têm esse "comportamento" interiorizado; é-vos natural referir imediatamente a vossa média assim que vos parecer pertinente. É aqui que se situa o ponto de discórdia. É que para mim (e penso que falo também por muitos colegas) o facto de terem média X ou Y é irrelevante e, portanto, referi-la não é uma preocupação que devessem ter. Foi como disse o Nuno a brincar, só queremos saber de média se for de cerveja que bebem por dia
(e eu até nem bebo...). Em suma: este comportamento é-me estranho e não estava a julga-lo, estava apenas a mostrar a minha preocupação.
No que toca à escolha das universidades estou em parte de acordo contigo. Há um certo clubismo quando se trata de defender as instituições. No entanto se me oferecessem um lugar no MIT provavelmente eu aceitaria de imediato, mesmo sem saber bem o que quer dizer
employee needed for corridor cleaning team
.
Elfo
http://odeioblogs.wordpress.com
pedro
Física
O Indivíduo
«
Reply #4 on:
August 09, 2008, 22:40:18 PM »
Falando por experiência própria, a pressão para escolher cursos consoante a média que obtém no fim do secundário vem muitas vezes dos próprios familiares. Os pais vêm um filho com média acima de 18,5 e pensam: "Que bom, vou ter um filho médico!". Depois ainda há os colegas que passam a vida a dizer:"ah, tens uma média tão boa, porque não vais para medicina?", e além disso temos de explicar aos nossos pais, que não percebem nada de Física, para que serve o curso e garantrir-lhes que a probabilidade de termos trabalho no fim do curso é muito elevada.
De resto, eu afirmei-me na altura em que me apresentei no fórum como futuro caloiro (mais ou menos há volta de 11 meses penso eu) porque entrar em cursos como Física ou engenharia Física é extremamente fácil (o problema muitas vezes é sair) e como podem comprovar, nem disse médias nem nada, até porque as notas com que acabamos o secundário muitas vezes não servem como testemunho das nossas qualidades académicas.
Quanto ao facto de eles dizerem as médias, acho normal, uma vez que pais e professores passam 12 anos a lembra-los das importância das notas.
P.s.:Quanto a divulgar a vossa média, aconselho a que não o façam, uma vez que durante uma certa semana de Setembro mandam-vos fazer muita coisa
, e passar um bocado a... ups, melhor não dizer que podem passar pela experiência em Setembro. Só vos digo que ao fim de um tempo muita gente não sabia o meu nome, mas sabiam todos com que nota entrei, o que é um bocado estranho, acho eu. Os colegas de biomédica podem confirmar...
Knowledge is Power
JoaoTondela
Engenharia Fisica
Engenharia Física
O Prof. Bitáites
Ola :O
«
Reply #5 on:
August 12, 2008, 13:29:21 PM »
Eu so pus a minha media na minha apresentaçao pq fui ver e comentar primeiro o topico do Luis e como ele tinha la a media dele eu fiz igual.. Foi so por isso pq 159 nao e' de todo uma media boa. ( apesar de nao ser ma tambem )
Mas voltando ao assunto principal, acho que mais que os jovens, os proprios pais e familia têm esse famoso pensamento: se a media e' baixa/se nao enche as vagas e' um curso de caca. Se enche as vagas, tem boa media, diz no nome bio ou medica e' um bom curso.
Se tem fisica no nome somos logo ( falo por mim ) atingidos por comentarios do genero: olha um maluco da fisica/olha um nerd/ Nao vais ter sucesso/ etc.
E' facil refutar estes comentarios e de calar as pessoas apesar de as pessoas nao ficarem muito convencidas.
O/
/| This is Bob Copy And Paste Him So
/ \ He Can Take Over Fotao
jnmamed
Engenharia Física
The Special One
«
Reply #6 on:
August 12, 2008, 14:47:32 PM »
Quote from: JoaoTondela on August 12, 2008, 13:29:21 PM
Se enche as vagas, tem boa media, diz no nome bio ou medica e' um bom curso.
Se tem fisica no nome somos logo ( falo por mim ) atingidos por comentarios do genero: olha um maluco da fisica/olha um nerd/ Nao vais ter sucesso/ etc.
E' facil refutar estes comentarios e de calar as pessoas apesar de as pessoas nao ficarem muito convencidas.
Vieste para o curso certo pah!!!Por essas palavras até dizia que já nos tonhas ouvido falar...
JoaoTondela
Engenharia Fisica
Engenharia Física
O Prof. Bitáites
«
Reply #7 on:
August 12, 2008, 15:04:52 PM »
Quote from: jnmamed on August 12, 2008, 14:47:32 PM
Quote from: JoaoTondela on August 12, 2008, 13:29:21 PM
Se enche as vagas, tem boa media, diz no nome bio ou medica e' um bom curso.
Vieste para o curso certo pah!!!Por essas palavras até dizia que já nos tonhas ouvido falar...
xD
vamos la ver.. mas tenho a certeza q e' o curso certo
O/
Dimachado
O Indivíduo
Futura caloira de eng Biomédica
«
Reply #8 on:
September 06, 2008, 12:44:53 PM »
Só vi este tópico agr e reparei k ja n escrevem há algum tempo mas, de kkr forma:
Se isso de ir para o curso com a média mais parecida com a nossa vos choca ( pk tb m choca a mim), posso-vos dizer k isso acontece numa grande maioria dos casos. Mas é k nem duvidem. este ano vi os meus colegas todos sem saberem o k keriam e com a lista das notas e a escolher os cursos k lhes pareciam melhor. E essa avaliação de "ser melhor" era nada mais, nada menos do k as notas finais de cada colocado
Mas pior k isso, é um caso especifico de uma amiga minha em que os criterios para escolher o curso foram:
- tem k ser leccionado numa univ publica
- não pode ser mais longe k Coimbra
- tem k haver boas perspectivas de emprego
- os salarios têm k ser bons
- A média tem k ser parecida com a minha para "não desperdiçar notas"
E quando lhe perguntamos, mas é esse curso k kers? é isso k gostas? a resposta é: eu não gosto mas desde k seja bom, não me importa, habituo-me. O meu irmão disse k tinha saída, por isso....
Qd vejo pessoas de 17 e 18 anos a pensarem assim, nem quero imaginar o k vem aí nos seus futuros :s
A estabilidade é sem duvida mt importante mas n podemos por uma conta bancária no lugar do pensamento!!!
(tenho dito.lol)
jnmamed
Engenharia Física
The Special One
«
Reply #9 on:
September 06, 2008, 12:47:59 PM »
Quote from: Dimachado on September 06, 2008, 12:44:53 PM
E essa avaliação de "ser melhor" era nada mais, nada menos do k as notas finais de cada colocado
- A média tem k ser parecida com a minha para "não desperdiçar notas"
Entao essa tua amig devia ir para Engª Geologica e de minas, que o ultimo a entrar tinha media de dezassete qualquer coisa...mas tb foi o unico a entrar, mais ninguem se candidatou...
angelassdinis
Gi
Engenharia Biomédica
The Special One
«
Reply #10 on:
September 06, 2008, 13:11:45 PM »
Não acredito que tenha sido assim tão despropositado terem referido a média na sua apresentação, devia ao ambiente onde nos encontramos, a uma semana das colocações.
E toda esta situação do desabafo não me admira nada mesmo! No meu ano (2 anos atrás), na minha escola, na minha turma sempre vi isso... pessoas ambicionavam sempre cursos com média igual ou superior à sua. É uma realidade que acho que não vai desaparecer tão cedo... É pena. E valorizo as pessoas com médias de 19 e afins que conseguem não se render às pressões de Medicina
tal como o Pedro Melo
"como é que te chamas?
" (Sabes que era tudo a brincar
lol)
Há um sorriso que nos salva do frio.
JoaoTondela
Engenharia Fisica
Engenharia Física
O Prof. Bitáites
«
Reply #11 on:
September 06, 2008, 13:17:44 PM »
Quote from: Dimachado on September 06, 2008, 12:44:53 PM
A estabilidade é sem duvida mt importante mas n podemos por uma conta bancária no lugar do pensamento!!!
(tenho dito.lol)
eu qnd penso no meu futuro nao penso em ter uma conta bem recheada, mas sim possibilidades para puder dar a minha familia um nivel de vida bom, em q nada lhes falte, e qnd falo de familia nao digo so mulher e filhos mas tambem ajudar a minha mae..
O/
Dimachado
O Indivíduo
«
Reply #12 on:
September 06, 2008, 13:27:00 PM »
Discurso bonito.lol.
Mas faz sentido, temos k pensar nesse tipo de estabilidade e não ambicionar demasiado na altura da escolha para depois passar a vida a fzar algo k n s gosta (o k eu axo mt mas mt "frustrante")
Quanto à nota, eu tb axo oportuno. Não disse a minha na apresentação pk n gosto disso mas dps numa determinada conversa ela veio ao assunto e até foi mt util para esclarecer aquilo do colocado num 45.
JoaoTondela
Engenharia Fisica
Engenharia Física
O Prof. Bitáites
«
Reply #13 on:
September 06, 2008, 13:34:31 PM »
eu escolhi Eng Fisica pq me da montes de opcoes, e dps posso tirar o mestrado de gestao industrial ( uma cena q sempre me interessou bastante, gestao )
penso q EF tem mts pontos a favor, e ate msm o facto de nao ter muitos alunos considero um ponto positivo
O/
Dimachado
O Indivíduo
«
Reply #14 on:
September 06, 2008, 13:40:32 PM »
E eu msm convencida k era pelos chocolates...xD (ironia, ironia)
Eu não sei se Biomédica tem a ver cmg mas o facto é k m interessou. Agora vamos lá ver
Pages: [
1
]
2
3
Go Up
Print
« previous
next »
Jump to:
Please select a destination:
-----------------------------